quinta-feira, 18 de junho de 2009

O Jovem é o Futuro da Nação – Postagem no Fórum da Comunidade de Areia Branca – Orkut (15/10/2007)


Que frase linda e maravilhosa, mas seria engraçado se não fosse "trágico". Nessa nossa sociedade injusta e capitalista o ponto de partida é a hipocresia. A Juventude desde sempre é desvalorizada e colocada de lado diante das oportunidades social que é dela por direito. Hoje o desafio da juventude é quebrar essas barreiras, essa história do "Futuro da Nação" não funciona, o jovem é o hoje e também o amanhã. Mas para isso tem que se conscientizar de nossos direitos, lutar pelo o que é nosso. Cobrar indistintamente do Poder Púb./Est./Fed. - seja ao lado "A" ou "B", "Branco" ou "Preto", não importa quem estiver lá - , mas acima de tudo fazer nossa parte, pois para sermos dignos de cobrar os nossos direitos temos que ser fiel aos nossos deveres. Temos que entrar de "Cabeça" e ter nossa opção política social de mudança, sempre lembrando que não devemos esquecer do que é certo e tá ali do lado "Pastoreando" as atitudes do seu próprio sistema político e fazer seu papel de Jovem Cidadão.

Infelizmente vejo que as pessoas - inclusive eu - da minha cidade ainda precisam amadurecer muito. É lamentável existir descriminação até mesmo entre amigos. Se você estiver numa roda de amigos e uns vota no sistema politíco do "vermelho" e o restante no "verde" e vice-versa, você é "Chacoteado". Se você passar e vir algo de errado do tipo... uma rua muito suja e disser alguma coisa é capaz de criar uma inimizade com alguém por que não se pode fazer uma crítica. Quem mora em Areia Branca sabe disso. O mais interresante é que todo mundo sabe que politíco é amigo de politíco, não se deixam de se falar nunca e nem saem nos "tapas". Para Areia Branca e outras cidades evoluirem tem que começar crescendo nossa mentalidade, a concepção de politíca, começar a se perguntar o que é politíca? Pra que serve? Onde eu estou inserido nela? Como eu posso contribuir para uma politíca sadia e verdadeira?

É verdade que nós brasileiros, areiabranquenses estamos desacreditados com tanta coisa errada, mas se não acreditarmos que tudo depende de nós a "coisa" não anda. Quem decide e escolhe o governante é o povo. Então por que não cobrar? Tem que sair na rua gritando com cartazes, faixas e tudo mais. Deixem te chamarem de louco, "besta" ou sei lá o quê. Mas faça, até por que nossa existência não depende do que os outros acham. Pois bem... Vamos refletir porque a coisa é séria. É a politíca que destina o futuro do país.

Jovens, vamos a "Frente de Batalha!" Por que a "Guerra é Dura" e na guerra ninguém tem "pena" de ninguém. Vamos fazer valer, Vamos fazer acontecer!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Em busca de seu sonho...


Todos temos sonhos, embora muitos não admita, seja por achar esparançoso, utópico. Buscar a realização de nossos sonhos é acreditar e ter a plena confiança de que podemos realizar pelo esforço próprio, sacrificio. Há dois tipos de sonhos: o coletivo e o individual. O coletivo, Raul Seixas já dizia: "Sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas sonho que se sonha junto se torna realidade", bela reflexão. A realização de nossos sonhos compete a nós, tras consigo a força, o desejo, a coragem, a determinação... Renato Russo também falava de nossos sonhos e nos estimulava a acreditar "Nunca deixem que te digam que não vale acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém..." um mundo que não sonha é como se fosse um mundo sem Deus, para que se realize basta Força de Vontade, Acreditar... o que os outros acham é apenas opinião, e opinião todo mundo tem, não significa que temos satisfação a dar.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O que é amizade?


Do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego – Fonte: Wikipédia.

A amizade é um dos assuntos mais discutidos. É intrigante, inexplicável e no mínino interessante. Diversos pensadores desde os tempos antigos já discutiam o que seria a amizade. Para Aristóteles a amizade perfeita passava a existir entre as pessoas de bem e os que são semelhantes a respeito da excelência, que desejam para seus amigos o bem que querem para si mesmo. Epicuro dizia que: “De todas as coisas que nos oferece a sabedoria para a felicidade de toda a vida, a maior é a aquisição da amizade”. Epicuro, foi o filósofo que mais atribuiu elogios a amizade, dizia que a felicidade consistia nela. Sempre que iria fazer alguma refeição pensava com quem iria fazer a refeição, pois está com amigos era sinônimo de felicidade. Nota-se que todos temos amigos, e sempre foi assim, inclusive os notáveis líderes tinham grandes amigos, veja: Júlio César, amigo de Brutus ao qual tinha grande confiança; Alexandre O Grande, tinha como amigo pessoal Heféstion que chegou a liderar o seu exército; Ernesto Che Guevara teve um grande amigo: Alberto Granado, juntos viveram boas aventuras – no filme “O diário de motocicleta” retrata. Claro, nem todas as amizades terminaram de maneira satisfatória, mas prevalece o espírito. A amizade é um bem comum difícil de explicar, pois é algo que vem de dentro. São infinitos fatores que fazem com que brote esse sentimento. Faz parte da amizade: confiança, respeito, compreensão, desentendimento e até ciúmes... Já se diz: “Quem tem um amigo, tem um tessouro”. Cultivar a amizade é fundamental. A amizade verdadeira não tem interesse, nem segundas intenções, é pura e verdadeira.

sábado, 6 de junho de 2009

Em uma noite triste...


Em uma noite triste percebemos o quanto somos solitários. Mesmo ao meio de tantos amigos, família e conhecidos, ainda nos sentimos só. Torna-se fácil expor os sentimentos, refletir e ver onde eramos e acertamos, bem como sentir a dor causada por uma mágoa. A lua torna-se símbolo de solidão, tristeza, carência de afeto, tudo dá lugar ao vazio. Nessa noite melancólica só resta a reflexão, pois a vida é dura, nem sempre há espaço para sonhos e fantasias, somos complexos.